Ah a maternidade e suas infinitas descobertas! Você já ouviu falar de uma categoria musical chamada white noise (ou em português ruído branco)? Nada mais é do que um sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência. Como por exemplo os sons da chuva, ondas do mar, ventilador e do nosso útero. Pois é, durante as 40 semanas de gestação, o bebê está lá dentro do forninho ouvindo o barulho do nosso útero constantemente. Quando ele nasce, é necessário colocarmos em prática a chamada exterogestação - termo utilizado para descrever o período gestacional realizado fora do útero, ou seja, após o parto. Nessa fase, devemos tentar recriar o ambiente uterino fora do corpo para aumentar o conforto do bebê e tornar possível que o desenvolvimento dele continue ocorrendo de forma apropriada. Uma das várias formas de recriar o nosso forninho do lado de fora é colocar o ruído branco para tocar durante as sonecas do baby.
Ao invés de comprar uma maquininha própria de ruído branco (sim, existem várias no mercado!), optei por escolher uma playlist no Spotify e ceder meu iPad (que pouco uso) para uso exclusivo do Apollo - que no momento, serve apenas para tocar música.
Essa daqui é a que eu coloco todas as noites para tocar no quarto dele:
Som do Útero - Sons do Sono do Bebê
Fica tocando a madrugada inteira, em um volume adequado e longe do berço, para não afetar os ouvidos dele.
Durante a rotininha noturna, gosto de colocar duas playlists que mostram para o Apollo que está chegando a hora de dormir:
Canções de Ninar
Boîtes à Musiques - Musiques Douces Pour Les Tout-Petits
Mozart for Babies - Bae Bee
São pequenos detalhes que fazem toda a diferença quando queremos criar um ambiente seguro, previsível e acolhedor para os nossos bebês.
Love,
G.
Comments